Na madrugada desta quinta-feira (24), equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) capturaram uma onça-pintada macho no pesqueiro onde o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, foi atacado e morto no último dia 21, na região do Pantanal, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul.

O animal, que pesa 94 quilos, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, onde passará por exames para confirmar se é o mesmo responsável pelo ataque. Segundo nota do governo de Mato Grosso do Sul, o CRAS foi isolado para garantir o manejo seguro do felino e a entrada de pessoas não autorizadas está proibida.

A operação de captura envolveu mais de 10 policiais e especialistas em manejo de onças-pintadas, como o pesquisador Gediendson Ribeiro de Araújo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais de dez armadilhas foram posicionadas estrategicamente ao redor do local do ataque.

O vídeo divulgado por Valmir de Araújo, cunhado de Jorge, mostra que outras onças ainda rondam a área. Nas imagens, é possível ver que o animal que atacou Jorge rasgou uma tela de ferro, entrou no cômodo onde ele limpava peixes e, ao sair pela janela, derrubou uma pia. Rastros do felino também foram encontrados ao redor do pesqueiro.

O caso gerou grande comoção local e acendeu o alerta para cuidados com áreas turísticas em regiões de preservação ambiental.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais.