Após mais de 300 horas de gravação e dois mil quilômetros percorridos em três países, a jornalista Eunice Ramos, da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), e José Hamilton Ribeiro, da Rede Globo, realizaram uma expedição histórica nas águas do Rio Paraguai. A aventura gerou a série de reportagens exibida em 2014, que abordou temas como as vivências de indígenas, ribeirinhos, agricultores, turistas e militares que habitam as margens desse rio vital para a América do Sul.

Expedição percorreu toda a extensão do Rio Paraguai — Foto: Eunice Ramos/ TVCA

 

No decorrer da expedição, Eunice e José Hamilton fizeram descobertas inéditas, entre elas, indícios de mercúrio contaminando as águas do Rio Paraguai. Além disso, pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), coordenados pela doutora Áurea Ignácio, localizaram fósseis raros dos primeiros seres esqueléticos, ampliando o conhecimento científico sobre a história da região e do planeta.

A série de reportagens, parte das comemorações dos 60 anos da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), trouxe à tona essas descobertas, dando visibilidade a questões ambientais e científicas relevantes, além de valorizar as vivências de comunidades ao longo do rio.

Imagem de trecho do Rio Paraguai percorrido durante expedição — Foto: Eunice Ramos/TVCA

 

Fontes: g1 MT | TV Centro América

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais.